Projeto obriga condomínios a denunciar casos de violência doméstica
20/09/2021A segurança de um condomínio começa pela escolha dos funcionários e sistemas de segurança adequados para cada situação. Precisa ter, em geral, guaritas apropriadas, de preferência blindadas, muros altos, cercas elétricas, grades, portões duplos (gaiolas), monitoramento de áreas comuns com câmeras e utilização de radiocomunicadores. Mas não é só isso.
Já é possível contratar o serviço de monitoramento com botão de pânico, feito por empresas especializadas. As ocorrências serão sinalizadas e realizados os procedimentos de segurança necessários pela empresa.
Algumas atitudes dos moradores são essenciais para manter a segurança como, por exemplo, em casos de entregas solicitar a placa do carro/moto e o nome do entregador e avisar a portaria, sempre descer para receber as encomendas e nunca fazer o mesmo caminho de volta para casa.
Algumas dicas podem ajudar na prevenção de ocorrências:
Não abrir a porta do apartamento em hipótese alguma se você não autorizou a entrada de alguém;
Os interfones têm de estar em perfeito funcionamento, inclusive dentro dos elevadores;
Manter uma boa iluminação nos locais de acesso ao prédio;
Deixar uma vaga de segurança na garagem, se algum morador estacionar nela é sinal de perigo;
Não permitir a entrada de entregadores de pizzas, flores etc;
Permitir a entrada de estranhos no prédio somente quando autorizados pelo morador;
Como é proibido reter documentos, é aconselhável exigir apresentação do mesmo, anotando num livro nome, número e apartamento que o visitante irá, não esquecendo de verificar a autenticidade;
Sempre procurar por empresas de segurança com referências, consulte também o Procon.